Cada vez mais as empresas apostam em tecnologias para agilizar processos e otimizar o tempo de trabalho, buscando maximizar a produção e apresentar soluções mais eficientes. No mercado alimentício, não poderia ser diferente.
A indústria de alimentos é uma das que mais crescem atualmente e, para acompanhar a rotina cada vez mais dinâmica das pessoas, é preciso investir em inovação para se manter relevante.
Neste cenário, restaurantes de fast food, delivery de marmitas, ou nichos de comida saudável podem se beneficiar muito utilizando um conceito que cresce a cada dia mais: o food tech. Muita gente já ouviu falar sobre o termo, mas você sabe exatamente do que se trata?
O QUE É FOOD TECH?
De forma geral, o food tech é um conceito utilizado por empresas que aplicam tecnologia e inteligência para apresentar soluções às necessidades de mercado. Com isso, é preciso implementar um processo digital que acompanhe estas soluções.
Desde a colheita nas fazendas de produção, até a distribuição, venda, consumo e descarte, o conceito busca resolver problemas como o desperdício, a entrega, o armazenamento, a logística, a ergonomia e o descarte de maneira prática, ágil, viável, sustentável e acessível. Por estes motivos, o food tech ficou conhecido como a “Comida do futuro”.
Do serviço de entregas veloz, à carne ou vegetal produzido em laboratório, até pratos congelados saudáveis e de preparo rápido. Tudo isso é food tech. Um termo abrangente, mas que promete revolucionar o setor de alimentação.
VIDA MODERNA, SOLUÇÕES ÁGEIS
Para se ter uma ideia de como o setor vem ganhando espaço, o último levantamento da consultoria Foodtech Movement aponta que o Brasil tem mais de 330 negócios investindo no setor. Em 2018, somente 50 empresas se autodenominavam da categoria, um número quase sete vezes menor.
Todo esse número vem crescendo rapidamente, justamente, por oferecer soluções inovadoras, práticas e que casam com a rotina moderna, em que tudo se torna cada vez mais rápido. Hoje, é preciso conciliar trabalho, família, amigos, o cuidado com a casa e ainda tem que sobrar um tempinho para você. Para dar conta de tudo isso, soluções ágeis têm ganhado espaço no mercado e é aí que o setor food tech cresce.
A TECNOLOGIA IZZI
Todo estes conceitos envolvidos tem um único propósito: alimentar você de maneira prática, segura e saudável. Hoje, a Izzi oferece uma forma revolucionária de alimentação justamente com este conceito. São pratos congelados prontos e saudáveis, pensados e preparados por nutricionistas com ingredientes selecionados para você ter agilidade e saúde à mesa.
Com a integração de toda a logística de abastecimento, por meio de ferramentas de fácil acesso, a Izzi também utiliza métodos de conservação a frio para garantir o transporte seguro dos pratos.
Aliada a esta técnica, a empresa usa embalagens sustentáveis elaboradas a partir do conceito de Design Thinking, que leva em consideração pilares tecnológicos, humanos e comerciais como forma de garantir uma boa usabilidade, sem prejuízos ao meio ambiente.